Advogados, executivos explicam como as notícias BitMEX poderiam ajudar a Bitcoin ETF chances

Kryptowährung realmente

Na quinta-feira, o setor ficou chocado com a notícia de que a principal bolsa de derivativos Bitcoin BitMEX foi formalmente acusada pela Comissão de Comércio de Mercadorias e Futuros dos Estados Unidos (CFTC) por preocupações em torno de violações de derivativos e anti-lavagem de dinheiro. Simultaneamente, os co-fundadores da bolsa, incluindo Arthur Hayes, também foram acusados criminalmente.

Com um volume superior a um bilhão de dólares por dia, esta notícia foi notável para todo o mercado de Bitcoin. E como resultado, o preço da principal moeda criptográfica caiu de US$ 10.900 para mínimos diários em torno de US$ 10.400.

Alguns temem que a repressão à BitMEX seja o início de um ataque mais amplo às plataformas comerciais não regulamentadas/semi-regulamentadas.

Mas alguns acham que isso pode ser realmente uma coisa boa. Gerentes de fundos, analistas e advogados dizem que as notícias podem realmente aumentar as chances de que a Bitcoin obtenha seu próprio fundo regulado de negociação de câmbio (ETF), que poderia atrair uma grande quantidade de capital.

Como a notícia BitMEX pode aumentar as chances do Bitcoin ETF

Travis Kling, o co-fundador do fundo de criptografia Ikigai Asset Management, disse recentemente que a ação legal contra a BitMEX aumenta a probabilidade de um fundo Bitcoin negociado em bolsa ser aprovado pela Securities and Exchange Commission.

„Olhe, você pode odiar isto ou amar isto“. Estou apenas declarando os fatos. A SEC recuou contra um ETF especificamente por manipulação de preços em bolsas não regulamentadas. BitMEX foi a criança do cartaz para isto. Portanto, na medida em que BitMEX vai embora ou seu papel é diminuído, uma ETF é mais provável“.

Jake Chervinsky, o conselheiro geral dos principais laboratórios iniciantes da DeFi Compound Labs (que administra o Compound), observou que isso é „muito verdadeiro“.

Ele acrescentou que espera que outras empresas com „grande volume BTC“ se juntem à BitMEX em termos de ser regulada antes que a SEC „assine uma ETF“.

Ainda não estamos lá

Thomas Lee, co-fundador da Fundstrat e analista de criptografia de longa data, não tem certeza de que Bitcoin esteja em um ponto em que possa sustentar de forma viável uma ETF.

Ele disse em uma conferência de Cingapura em 2019 que até que a moeda criptográfica alcance um preço de 150.000 dólares ou mais, o mercado não pode sustentar uma ETF. Ele explicou que em seu estado atual, não há oferta suficiente para satisfazer a demanda do mercado.

Ele observou, no entanto, que a SEC está fazendo bem em garantir que os investidores estejam protegidos, apesar da visão de que eles podem ser anti-cripto:

„Eles estão estabelecendo proteções para indivíduos e neste momento não é conveniente para a indústria, mas se a SEC é alguém em quem as pessoas confiam, é assim que você obtém a maioria disposta a se envolver em criptografia“.